♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Fé +Música= Reisado e devoção ao Bom Jesus da Lapa

No Santuário do Bom Jesus, cada romeiro expressa a sua devoção de maneira peculiar. As promessas de cera e os objetos depositados no altar em forma de agradecimento por graças alcançadas é a maneira mais utilizada pelos peregrinos, mas não é incomum encontrar nas grutas os grupos de reisados e ternos de reis que expressam através de cantos típicos o seu louvor ao santo.
Os reisados e ternos de reis são manifestações muito importantes para a nossa cultura e são antigas também. Era a música profana de antigamente, quando os estilos musicais eram divididos em sacro (canto gregoriano, é um exemplo), e profano (música dos trovadores e troveiros,  dentre outros). Chegou ao Brasil em Sergipe,   introduzido pelos portugueses. É comum encontrar nos reisados instrumentos típicos da região a que o grupo pertence. No santuário do Bom Jesus, geralmente aparecem grupos com flautas, gaitas ou pífanos, zabumba, pandeiro, violão e viola caipira, e alguns até com violino antigo, pois a maioria dos grupos visitantes da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
É uma manifestação de muita fé, e é exatamente isso que faz com que pessoas sem conhecimento musical (teórico), comecem a exprimir a musicalidade existente em si, ao ponto de tocar um instrumento. A fé tem o poder de estimular a nossa sensibilidade.
Esse tipo de tradição acontece em vários momentos. É mais tradicional na época do Natal, e se estende até o dia 06 de Janeiro, onde se comemora o dia  dos Santos reis. Mas quando se trata em fé das pessoas, pode-se imaginar todo tipo de manifestação , mesmo que fora da sua época tradicional. É isso que acontece no Santuário do Bom Jesus. Apesar do tempo forte da romaria ser de Julho a setembro, onde não é época de folia de reis, é muito comum encontrar reisados na gruta, como forma de agradecimento em orações cantadas e instrumentais também.
O santuário do Bom Jesus da Lapa instintivamente estimula a fé das pessoas, e faz com que elas expressem da maneira que mais se sentem bem. Essa uma sensibilidade, estimuladora para quem não sabe teoria da música tocar e cantar através de seus próprios esforços, com único intuito: a de devoção.

Texto da minha coluna no Jornal Informe GBJ de Setembro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário