♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um patrimônio cultural chamado Euterpe Lapense

O mês de maio além de ser considerado o mês das mães, também comemora o aniversário da reativação da Sociedade Filarmônica Euterpe Lapense.
A Filarmônica Euterpe Lapense desenvolve em Bom Jesus da Lapa um trabalho educacional para crianças e jovens. Os alunos aprendem a educação musical completa, da teoria até a prática no instrumento. Aprendem também sobre cidadania e espírito de coletividade. Em Bom Jesus da Lapa, o único meio completo de se aprender música. É totalmente gratuito, desde as aulas em todos os dias da semana até os instrumentos.
Desde a reativação, em maio de 2003, até hoje, a filarmônica gerou muitos “frutos”. Músicos de bandas da região, e até o atual regente da filarmônica são exemplos de jovens que mudaram suas vidas graças a música.
A Filarmônica de Bom Jesus da Lapa é a instituição que melhor representa a cultura na cidade. Toca em todas as manifestações populares e civis. A população, porém, ainda não compreende os esforços utilizados para se formar um músico e na maioria das vezes não valoriza o quanto deveria esse patrimônio cultural. Por que fazer acontecer o sonho de continuar a Filarmônica envolve a dedicação de muitas pessoas: os músicos da banda e alunos, a diretoria, que possui pessoas dedicadas a cultura, principalmente a presidente profª Solange Bernadete, que cede a sua própria casa para as aulas e ensaios da banda devido a falta de uma sede própria.
Tocar um instrumento musical envolve o psicológico e o físico e dirigir uma filarmônica envolve inteira disposição e nenhum salário. Por isso essas pessoas necessitam do reconhecimento de todos, para seguirem firmes e fortes representando cada vez melhor a cultura lapense.
Nesses oito anos de reativação, Lapa só tem a agradecer pela cidadania e cultura que a Euterpe Lapense cultiva. E eu, que comecei na música nesta instituição e hoje busco a profissionalização na Universidade Federal da Bahia- UFBA, como clarinetista, presto aqui a minha homenagem especial a filarmônica.
Parabéns, Filarmônica Euterpe Lapense!

Texto escrito por mim e publicado no Informe GBJ, jornal em que sou colonunista.
 
Segue o link da versão online do jornal:

Um comentário:

  1. Meus parabéns Geisi. Espero que a filarmônica de Bom Jesus continue a lograr êxitos, e que através dela esta cultura de educação musical do interior se permeie, pois, muitos só encontram uma oportunidade de desenvolver seus talentos musicais nas filarmônicas que, se espalham pelo Estado. Vida longa a Euterpe Lapense e as demais filarmônicas da Bahia.

    ResponderExcluir