♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

I Oficina de clarinetas em Bom Jesus da Lapa

Retomando meu blog depois de alguns dias sem postar nada, já trago novidades,  que são  na verdade os motivos para eu ter me ausentado.  Do dia 03 à 07 de Janeiro  do presente ano, realizei  a I Oficina de Clarinetas da Filarmônica Euterpe Lapense em Bom Jesus da Lapa, com a participação de 4 alunos clarinetistas: dois da filarmônica Euterpe e dois da Lira do Corrente (Santa Maria da Vitória).
A idéia de fazer a oficina, nasceu de uma conversa entre eu e Tiago, o atual professor da filarmônica. Falávamos dos erros que as vezes, os professores que não tocam o instrumento ao qual estão ensinando, deixam passar, e da necessidade de um acompanhamento mais detalhado para cada instrumento.
Eu iniciei meus estudos na filarmônica Euterpe Lapense, e sofri na pele alguns detalhes não corrigidos, que acabaram se transformando em vícios no instrumento. Por isso, a minha preocupação, principalmente com os clarinetistas, classe a que pertenço.
Então, organizamos toda a oficina até para motivar mais os clarinetistas. Mas para a minha alegria, acabou movimentando praticamente toda a filarmônica.
No primeiro dia o contato foi em forma de máster class, que é um formato novo para os meninos lapenses. Eles se adaptaram bem, apesar do nervosismo de tocar em público. Já nos outros dias, eu disponibilizava uma hora de aula individual para cada aluno e encerrávamos o dia com o máster class. Nesse meio , eu fiz uma aula só sobre respiração, explicando toda a fisiologia, e o processo do ar em nosso corpo, cuidados para a saúde melhor do instrumentista, que foi aberta à todos da filarmônica.
No último dia encerrei a oficina com a audição das peças que trabalhamos durante a semana,  com a minha apresentação  e no final do dia com a palestra para todos da filarmônica e da oficina, sobre “Os caminhos para o músico e sua importância”. Falei sobre  a ordem dos músicos, sobre todos os profissionais da música, e como chegar a ser um, sobre postura, preconceito. Foi uma palestra muito produtiva, que tirou muitas dúvidas.
Agora me sinto mais leve em ter feito todo esse trabalho em um dos primeiros lugares que abraçou o meu sonho de ser musicista. Posso agora contribuir para outros se tornarem também, e dar as orientações que eu não tive com relação a faculdade.





Mais detalhes sobre esse trabalho darei depois, em outros posts.

Parabéns a todos que contribuíram para esse trabalho!





2 comentários:

  1. Quando haverá a Segunda Oficina?? Se puder eu quero participar!!!
    Parabéns!!
    Carlinhos

    ResponderExcluir
  2. Logo que eu retornar para bom jesus da lapa... mas estou pensando em ampliar esse projeto pra realizar oficinas em mais cidades e inclusive em salvador, nos locais com ensino de clarineta mais deficientes.

    Pode deixar que eu aviso!

    ResponderExcluir