♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Eu quero ser... artista, posso?

É época de vestibulares, de tensão, de escolha de um futuro. E você que está lendo se pergunta o porque desse tema em uma coluna de música esse mês. A importância da escolha da profissão é muito grande, e as dúvidas para os jovens pairam no ar. Medicina, engenharia ou direito? Emprego garantido, profissão do futuro ou “concurseiro”? O eu quero ser? Onde me imagino? Essas são algumas das dúvidas dos vestibulandos.Com alguns jovens as respostas para essas perguntas resolvem a escolha, mas e para quem não se imagina em nenhuma das três hipóteses?
É muito difícil para um vestibulando assumir o seu talento e decidir lutar por ele, pois o preconceito, ou melhor a falta de informação sobre a maioria das profissões, ainda acontecem mesmo em pleno século XXI. A cultura está numa excelente fase e mesmo assim quem quer seguir a área tem medo de ir  a luta.
Um motivo determinante no medo dos jovens artistas em enfrentar a possível profissão, é o pequeno incentivo nas escolas, onde a maioria das pessoas não têm acesso ao ensino de qualidade e muito menos de arte. Os vestibulandos dessas áreas enfrentam um processo seletivo muito difícil, com provas específicas , em que na segunda fase da UFBA por exemplo, são em média de quatro a cinco dias de prova.
As oportunidades de emprego e gratificação social do trabalho dos profissionais da cultura, dificilmente são lembrados. Existem várias habilitações dentro das áreas artísticas que você escolher, sendo que para cada uma, inúmeros caminhos. Cursando música na UFBA, por exemplo, existem seis cursos diferentes: Bacharelado em Instrumento, Bacharelado em Canto, Composição, Regência, Música popular e Licenciatura em Música.  Você pode ser professor no ensino básico, no ensino superior, em escolas específicas, trabalhar em projetos, hospitais, teatros, com pesquisas, com produção, enfim são inúmeras as possibilidades.
Profissões novas na área vêm surgindo, e cada vez mais crescendo, em alguns estados mais que os outros, mas de pouco a pouco ganham espaço. A quantidade de dinheiro investido em cultura é muito grande e quase sempre se faltam profissionais qualificados para ministrarem esses recursos. A valorização da cultura no nosso país também depende disso.
Na escolha de uma profissão, o que mais vale é o quanto vocês gosta e se imagina nela. O seu sucesso , em todos os aspectos depende inteiramente de você, e todos sabemos que quanto mais amamos algo, mais lutamos por ele. Boa sorte na escolha.


Cursos na área de artes mais próximos de Bom Jesus da Lapa

Artes cênicas (Direção teatral): UFBA (Salvador)
Artes cênicas (Interpretação teatral): UFBA (Salvador), UFG (Goiânia), UNB (Brasília)
Licenciatura em teatro: UFBA (Salvador), UFG (Goiânia)
Artes com habilitação em teatro: UESB (Jequié)
Artes Plásticas: UFBA (Salvador), UNB (Brasília)
Design/ Artes visuais: UFBA (Salvador), UFRB (Cachoeira), UNIVASF (Juazeiro), UCSAL (Salvador), UNIFACS (Salvador) UFG (Goiânia), UNIMONTES (Montes Claros)
Cinema e audiovisual: UESB (Vitória da Conquista), UFRB (Cachoeira)
Licenciatura em desenho e plástica: UFBA (Salvador)
Licenciatura em piano: UCSAL (Salvador)
Licenciatura em violão: UCSAL (Salvador)
Bacharelado em canto: UFBA (Salvador), UFG (Goiânia), UNB (Brasília)
Composição e regência: UFBA (Salvador), UFG (Goiânia), UNB (Brasília)
Bacharelado em instrumento: UFBA (Salvador), UFG (Goiânia), UNB (Brasília)

Texto da minha coluna no Informe GBJ publicado em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário