♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nova metodologia para filarmônicas



Quando se fala em filarmônicas, logo o que se pensa é no resultado, mas onde fica o processo de aprendizagem e as contribuições que ele pode trazer para toda a vida do futuro músico? Antes de instrumentista, os participantes da filarmônica são alunos, e de música.
Em uma sociedade musical, a formação deve ser completa. Os valores de cidadania, a inclusão social, a iniciação musical, conhecimentos de gêneros musicais, tudo isso deve vir antes e durante a formação do instrumentista que vai compor a Filarmônica.
O que acontece na maioria das bandas de música é a aprendizagem somente para se tocar um instrumento. Na maioria das vezes falta um apanhado maior de temas importantes na música, como: harmonia, solfejo, apreciação musical, e até a teoria básica elementar. Sem esses conceitos básicos o aluno será sempre limitado a participar somente daquele ambiente da filarmônica. Para seguir o caminho da música profissional, é preciso muita dedicação, pois a concorrência e o nível são altos.
Você que está lendo esse texto, deve estar se perguntando o motivo para eu escrever sobre esse assunto aqui. Pois bem. Eu venho desse sistema, e acredito na sua função, pois através da oportunidade que tive, hoje posso tentar a profissionalização na área que mais amo na vida. Mas as lacunas do ensino que tive são visíveis.
No meu primeiro ano de faculdade, perdi a matéria Literatura e Estruturação Musical I, porque simplesmente eu não sabia nada do que estava sendo abordado. Tive dificuldades em todas as matérias que lidavam diretamente com música. As dificuldades no instrumento também sempre foram muito grandes, e o engraçado é que quando eu comecei a faculdade eu pensava que tocava muito. Foram dias e noites totalmente voltados há recuperar o tempo perdido, para melhorar um pouco, e mesmo assim ainda falta muito.
O fato é que eu não sou a única que sofre com essas lacunas de ensino. A maioria das pessoas que passaram pelo mesmo sistema de ensino musical sofre com isso.
É preciso tentar fazer algo para mudar. Uma sociedade musical trás tantos benefícios, só é preciso cuidar mais minunciosamente para um ensino mais eficaz.
A partir de todas as leituras que já fiz nesses anos de faculdade, e também a partir do projeto que eu fiz em minha cidade, percebi que o interesse das pessoas em aprender música é muito grande, mas o de participar de uma filarmônica não é tão grande assim. Mas porque isso? Será que a metodologia aplicada não atrai um bom número de participantes?
Não é muito difícil resolver esses problemas. O primeiro passo que proponho é a divisão de turmas. Quem tem 25 anos não tem a mesma velocidade de aprendizagem que o aluno de 9 ou  50 anos, e com certeza a metodologia aplicada para a determinada idade fará com que diminua a evasão de alunos. Além disso, ter divisão de níveis vai ajudar acelerar a entrada de membros novos mais preparados na banda.
Uma grade curricular pode ser estipulada. Podem ser colocadas disciplinas como: teoria musical, solfejo, apreciação musical e história da música, canto coral, instrumento individual e ensino coletivo de bandas. São seis disciplinas. Se o professor trabalha 8 horas por dia, divide seu dia para atender tudo, e é possível, porque estará concentrando o ensino em um determinado tema.
Proponho também que a imagem militarista da filarmônica diminua. Isso faz com que as crianças se desmotivem. Essa é a faixa etária que beneficiará mais a banda, pois poderá ficar mais tempo, então são necessários mais cuidados com a metodologia. Música tem que ser uma atividade prazerosa e não uma obrigatoriedade.
Quando o aluno entrar na banda e já tiver com uma leitura razoável é preciso ter um cuidado para ele não resolver só tocar músicas e parar no tempo, sem estudar mais.
Enfim, muito se pode fazer, mas com um professor preparado e bem remunerado é claro, que lute por reformas na metodologia e estrutura das sociedades musicais.
Eu acredito que isso trará o diferencial de uma banda e com certeza os resultados valerão todo o esforço.

Dedico esse texto a todos os amantes de filarmônicas e especialmente aos meus colegas de banda.
Grande abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário